Detém-te

Um Blog sobre a beleza da fé e a Grandeza do Amor Divino!!

Sobre este Blog

Amigos: este Blog tem como objetivo dar TESTEMUNHO, fomentar a FÉ e servir como fonte de inspiração para VOCÊ!


O seu conteúdo é a expressão de uma apaixonada pela Misericórdia que jorra do Coração de Jesus - a quem "é próprio ter compaixão e perdoar". É preciso que as pessoas entendam MELHOR o que significa dizer "Deus é Amor"!! Trata-se de uma conscientização para a vida toda! De fato, Jesus disse: "Ide, pois, aprender o que significa 'Misericórdia eu quero, não sacrifícios'(...)" (Mt, cap.9)


Desejo, ainda, avisá-los de que, embora a estrutura de um Blog seja tradicionalmente por “ordem de acontecimentos” (estando por primeiro as últimas novidades), este aqui não possui uma só postagem que possa ser considerada ultrapassada ou desatualizada. Por isso, convido-os a irem visitando o histórico, desde o dia de sua criação: 22/01/10. Para melhor compreenderem os textos, procurem visitar em ordem as postagens que se relacionem ao mesmo assunto... por exemplo, de 09/02/10 a 28/02/10 as postagens se referem às visões de Santa Margarida Maria. Aproveitem, assim, a sensação reconfortante de “re-conhecer” uma Misericórdia Inimaginável... a qual se dedica a todos nós!


Descomplicando !!!

Este Blog defende a confiança e veneração ao Amor Incondicional e Perfeito de Deus. Acredito que seja um atrapalho à fé algumas idéias que se ouvem com freqüência - idéias estas que tanto exprimem a opinião pessoal de quem a difunde (que na verdade parece sofrer uma dificuldade em crer, e, por isso, busca uma justificativa) como confundem o interlocutor em sua fé – que talvez esteja germinando, e precise ser defendida e adubada... não “detonada”.

O Blog defende o Amor Puríssimo que Deus derrama abundantemente para nós, e rejeita qualquer preconceito; no entanto, citam-se estes pormenores aqui, exatamente por eles acabarem negando o Benevolente e Abundante Amor de Pai do nosso Criador. Eis alguns exemplos daquilo que facilmente se ouve:

  • “Pára de pôr Deus no meio, ô rapaz! Deus não tem nada a ver com isso, não...” – passa a idéia medíocre de que Deus não está comprometido com seus filhos e que Seu Amor não é o suficiente para tal – um pai da Terra se importa com tudo o que se relacione à vida de seu filho... como poderia Deus, que é Santo e perfeito, não ser no mínimo tão bom quanto um homem comum? Ora! Deus tem TUDO a ver com TUDO! Pode a criatura ser MAIOR que o seu Criador? Um pai carinhoso se importa e compromete-se com tudo na vida de seu filho, e este pai é criação de um Deus; também a minha mente é criação de Deus, e é capaz de imaginar um Deus que se importa e se envolve... como pode minha mente limitada imaginar um deus MELHOR que o próprio Deus? Ora! Minha mente, na verdade, é incapaz de imaginar o quanto Deus é bom!

  • “Deus já tem que cuidar de tanta coisa, e você ainda...” – passa a idéia de um Deus limitado: ‘Deus, coitado, todo atarefado, já não sabendo o que fazer com tanto assunto para resolver... estressado, agradece se você não lhe atribuir mais uma dor de cabeça.’ Ora, como posso diminuir assim a natureza divina e onipotente de Deus? Ele, o Onisciente, haveria jamais de estar preso a algum tipo de limitação ou fragilidade tipicamente mundanas.

  • “Jesus tem coisa mais importante para resolver...” – passa a idéia de que você deve tomar cuidado e pensar bem, antes de decidir se deve recorrer a seu Amigo ou não. Coloca um Jesus caricatural, analisando: ‘isso é mais importante que aquilo; isso é importante a ponto de ser digno de Mim, mas, esse outro, não (envergonhe-se de ter achado que poderia recorrer a Mim por este motivo!)’. Novamente, resume-se Jesus às limitações humanas, diminuindo sua natureza divina, onipotente, Amorosa e Misericordiosa, e colocando-se Nele características de imperfeições humanas. Confunde, porque faz a pessoa sentir-se insegura e envergonhada de suas orações, resumindo sua relação com Deus, que deveria ser íntima e constante, a uma relação social. Além disso, a pessoa pode acabar sentindo a sensação de que ‘tem que ficar em seu devido lugar’... no entanto, a relação com Jesus deve ser íntima e constante, baseada na fé em Sua compreensão carinhosa e no hábito da pessoa compartilhar com Ele TUDO de sua vida!

  • “Se Jesus está tão ocupado, porque perder tempo rogando a Ele, ao invés de rogar a algum Ser mais abaixo na hierarquia? Jesus passaria a ordem para ele, mesmo!...” – decerto, no ‘lado de lá’, as coisas são exatamente como uma repartição pública, com sua rigidez e especialização de serviço... já posso até imaginar Jesus dizendo: ‘Ei, isso é lá com a seção de almoxarifado; e este tem que ser com o pessoal da limpeza. E isso aqui?! Estou ocupado... porque não falaram direto com o setor de saúde?’. Confunde, porque afasta a pessoa de seu relacionamento íntimo com Ele, e passa a idéia de que Ele, de fato, está incomunicável.

  • “Você não deixou que as coisas chegassem a este ponto? Pois então, agora, Deus quer que VOCÊ resolva a situação!” – enfim, lá no Céu, imagina-se Deus dando de ombros: ‘não tenho nada a ver com isso... não me mete no meio.... quem mandou ser banana? O mundo é dos espertos!’

  • “Deus não acredita que um filho Seu possa ser um vilão... você acreditaria?” – eis a pobre vítima de rapto orando em seu cativeiro, e Deus, tal qual frágil senhora, tapando o sol com a peneira: ‘Sei que você está chorando, mas.... não! O Zé Arranca-Toco não faria isso... Eu o criei desde pequeno’. Confunde, porque passa a idéia de que, mesmo que você esteja sofrendo uma grande injustiça ou agressão, não adiante recorrer a seu Pai... por mais que você esteja sofrendo, Ele simplesmente não acreditará!

  • “Isso acontece porque as pessoas, na verdade, não sabem a maneira correta de rezar.” – Deus acaso fica esperando que a oração ‘chegue’ segundo um protocolo e um formato corretos de comunicação? Desta maneira, sorte dos alfabetizados ‘iniciados’ em algum conhecimento reservado a poucos, e azar dos outros – quem mandou nascer no meio da Amazônia, ou pobre e com 10 filhos para lhe ocuparem o tempo??!! Confunde, porque complica o que é simples por natureza: a comunicação e a intimidade com Deus.

  • “Você não percebe? Deus não pode se meter nisso!” – ...nossa!!!! E há algo que Deus não possa fazer??? Confunde, porque passa a idéia de que há problemas seus que estão acima da capacidade de Deus... não vá pedir aquilo que ele não pode fazer, hein?!

  • “Você só será ajudado quando perceber que deve se humilhar e pedir de joelhos, com todas as palavras, deixando bem claro exatamente o que você precisa.” – a belíssima história do Bom Samaritano – misericordioso, socorrendo o judeu desacordado, mesmo que este não tenha dito: ‘olha, eu preciso de ajuda, e estou reconhecendo, viu’? - é pura abobrinha... E Deus precisa de ‘tudo muito bem explicadinho nos mínimos detalhes’, senão não entende, não! Confunde, pois impõe condições absurdas, pequenas e mesquinhas para que Deus faça algo por seu filho.

  • “Saiba que Deus não mexerá uma palha, caso você seja capaz de resolver sozinho.” – absurdo, haja vista pode-se viver TODA a vida COM Deus e EM Deus... em comunhão com Ele, formando uma parceria perfeita. Fala-se em ‘entregar sua vida inteira nas mãos de Deus’. Em suas orações, é comum os religiosos oferecerem e entregarem nas mãos de Deus suas qualidades e suas dificuldades e fraquezas; diz-se: ‘não me preocupo mais, pois Ele cuida de tudo’. Além disso, esta visão rotula ao próximo! Vejamos: o ‘problema’ de alguém pode também não estar no fato propriamente dito, mas em sua dificuldade psicológica, num medo terrível, num trauma, na confusão mental, num transtorno mental, nas imposições de outras pessoas dominantes, na criação que recebeu ou até ser fruto de sua inocência. O ser humano, em sua pequenez, é que aponta o dedo e diz: ‘aquele ali podia estar fazendo algo a respeito, mas não se mexe’. Confunde, pois descaracteriza Deus como Pai Carinhoso (Abba: ‘Papai’), e o coloca como algum tipo de analista inflexível... regulando sua atenção e dizendo ‘te vire’! A raiz de tal idéia pode estar na dificuldade em crer num Amor tão perfeito!

  • “Jesus já sofreu, já morreu na Cruz! Agora deixe Ele em paz, e sofra, você, seu tormento.” – coloca Jesus como um homem comum, que sofreu por sofrer e que não possui mais ânimo nem forças para pensar em alguém. Confunde, pois inculca o sentimento de culpa em quem busca pelo auxílio de Jesus Crucificado. Além disso, já não é mais a Paixão de Cristo Salvador que o salva... a pessoa própria salva a si mesma.... mas, disse Jesus: ‘(...) Ninguém vai ao Pai, senão através de Mim’ (João, 14, 6). Já imaginou? Jesus dizendo: ‘vou até ali, na Cruz, só por ir; e, depois, não quero ninguém me incomodando... é cada um por si!’ Na época em que Jesus andava sobre a terra, em certa ocasião, os discípulos chegaram à conclusão de que ninguém poderia, de fato, salvar-se; a resposta de Jesus foi a seguinte: 'Aos homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível' (Mateus, 19, 26).

  • “Jesus agora está deixando de governar a Via Láctea.... chegou a hora de Fulano iniciar este trabalho.” – e lá vai, Jesus, bater ponto e dizer: ‘Aí.... agora é com você’. Visão infantilizada e fantasiosa, e confunde porque ao invés de ver Jesus como Deus, vê como algum tipo de ser, igual a tantos outros, que ocupou aquele cargo por um tempo... Isso resfria a imagem calorosa, de amizade eterna e Amor absoluto de Jesus.

  • “Deus não pode atender sua oração sem seguir as leis da natureza...” – hum... se Deus te ouvir, Ele PRECISARÁ esperar as oportunidades (bem oportunas, diga-se de passagem) dos acontecimentos naturais para te atender. Confunde porque essa visão se opõe à qualidade Onipotente de Deus, o qual está acima de suas criações – e entre elas estão as tais Leis da Natureza. Limita o alcance do poder de Deus. Novamente, a absurda visão de que Deus NÃO POSSA alguma coisa.

1 comentários:

Parabêns Autora! Magnifico essa forma direta de mostrar a nós humanos que Deus Nosso Poderoso é tudo. Devemos apenas ter Fé sabermos rezar. Que Deus nos Abençõe.